sexta-feira, 5 de junho de 2015

23ª Edição da Marcha para Jesus reúne milhões de fiéis em São Paulo.

A 23ª edição da Marcha para Jesus organizada pela igreja Renascer em Cristo, reuniu no último dia 4 de junho feriado de Corpus Christi milhões de pessoas no centro de São Paulo.

Como de costume o apóstolo Estevam Hernandes, idealizador do evento e líder da igreja Renascer em Cristo com sede no bairro da Moóca, zona leste de São Paulo convocou a multidão à orar e numa única voz e ajoelhados na avenida, todos levantaram um clamor à Deus pela atual situação política do Brasil, contra a corrupção, pelas famílias, intervenção divina contra as drogas e pelos políticos. Ao citar o versículo bíblico de Êxodo 14:15 quando Deus deu o comando a Moisés para o povo marchar rumo ao mar vermelho, houve um grande grito de júbilo e por volta das 10h30 os milhares de fiéis seguiram cantando louvores rumo à Praça Heróis da Força Expedicionária.  
Foto: Marcos Santos
Fiéis de joelhos oram pela cura do Brasil e outras demandas sociais.

Como o tema deste ano foi Exaltando o Rei dos reis, a festa dos fiéis começou muito antes do programado nas estações  Itaquera e Arthur Alvim do metrô já era bem acentuada a movimentação de jovens evangélicos  em prol da Marcha para Jesus que tomaram os corredores do trem exaltando o nome de Jesus. Eles são membros da Igreja Mundial Templo do Espírito Santo  localizada no Jardim Campos-Itaim Paulista extremo leste de São  Paulo. Liderados pela pastora Aline Cardoso, o que mais chamou a atenção dos passageiros que utilizam a linha vermelha do metrô que vai de  Itaquera à Barra Funda,  foi a imensa alegria e, com apenas um pandeiro e uma corneta o grupo conseguiu de forma pacífica, com paços bem ensaiados e  num coro bem afinado atrair os olhares dos curiosos que demonstravam estar alheios  ao grande evento religioso que há 23 anos pára a quarta maior metrópole do planeta e a maior do Brasil . Segundo a líder religiosa Aline Cardoso, sua igreja há seis anos participa da Marcha Para Jesus.

                                                                                                        Foto: Marcos Santos

 

    A Marcha Para Jesus já faz parte do calendário oficial da cidade e a cada ano o número de militantes cristãos aumenta. A novidade este ano foi a participação do líder da igreja Mundial do Poder de Deus Valdemiro Santiago que desfilou no trio elétrico dos líderes da Renascer em Cristo. Como o seu ministério é caracterizado por centenas e milhares de curas de doenças que desafiam a medicina, a cada vinte minutos o carro parava e ele orava nesse propósito. Entre uma oração e outra, o cantor Thales Roberto agitava a multidão  que queria estar o mais próximo possível do artista gospel. 

                                                                                                            
                                Plataforma móvel é descida e Thales Roberto agita os fiéis.


    Para quem pensa que o evento é apenas um espetáculo musical onde reúne os maiores nomes da música gospel brasileira está enganado. De acordo com o site G1 do grupo Globo, muitas pessoas vêm marchar para agradecer a Deus pelos milagres alcançados. Mônica Alves do Nascimento disse ao portal de notícias que na marcha de 2013 caminhou com os pedidos dentro do tênis e que seu maior sonho era engravidar novamente, porém, desenganada pelos médicos e vítima de quatro endometrioses pela medicina jamais poderia ser mãe novamente, mas, ela não desistiu. Na marcha de 2014 contrariando todos os prognósticos médicos, Mônica já estava grávida. Ontem, orgulhosa, marchou com o seu bebê no colo em sinal de agradecimento pela graça alcançada.

                                                Foto de Letícia Macedo-site G1


   Enquanto em outras regiões do Brasil uma pequena quantidade de povo católico celebravam a tradicional festa do tapete colorido, os milhões de evangélicos coloriram as principais avenidas que ligam o centro ao bairro da zona norte de São Paulo. Além disso, cada igreja teve a oportunidade de mostrar o seu trabalho independente da opinião dos religiosos que sustentam a ideia de que capoeira e outras expressões culturais brasileiras, não têm nada a ver com a ideologia cristã evangélica.
Porém, essas manifestações artísticas vêm contribuindo e muito na quebra de diversos paradigmas religiosos que só servem para afastar as pessoas do verdadeiro evangelho segundo os líderes desses projetos.
                                                                        Foto Marcos Santos
                           Jovens evangélicos demonstram que também têm habilidades na capoeira 



                                                                   Fotos Marcos Santos
              Bateria 100% Jesus mostrou que é possível difundir a diversidade cultural independente de religião.

  Quando a Marcha Para Jesus começou, lá em 1992, sofreu duras criticas de outras denominações e total falta de interesse da mídia em noticiar o evento, entretanto, após 23 anos, a realidade é outra e, cada espaço da Avenida Tiradentes é disputado  por vários profissionais da imprensa. Aglomerados em passarelas, buscam registrar a melhor imagem que servirá para ilustrar os diversos textos jornalísticos que, na maioria das vezes, e produzido ali (conforme imagem abaixo) mesmo dando a notícia em tempo real.




Fotos Marcos Santos

    
Foto Marcos Santos
Foto Marcos Santos

Vídeo do repórter Àguia-Marcos Santos




Confira alguns momentos do show realizado na Praça Heróis da Força Expedicionária. 
                                           

Confira outras imagens acessando:  https://www.facebook.com/groups/jornalismo.real/








      

Volta ao início