segunda-feira, 4 de junho de 2012

04 de junho de 2012



Por: Equipe Pandora


O elevado aumento dos preços do ouro em escala internacional fez crescer a mineração e consequentemente a exposição de mineradores ao chumbo e de pessoas que habitam a região das minas. Algumas pessoas escavam as pedras com as próprias mãos. Com as elevadas concentrações de chumbo, o ar, o solo e a água acabam sendo contaminados.


A descoberta de ouro em Zamfara na Nigéria trouxe esperança para moradores, mas também trouxe morte, principalmente de crianças pequenas que são mais vulneráveis aos efeitos tóxicos. Muitas delas em Badega, a quatro horas da capital, são expostas a poeira de chumbo que seus parentes mineradores trazem na roupa após um dia de trabalho. A jovem Amina Murtala de apenas 20 anos perdeu três filhos devido ao envenenamento por chumbo em Zamfara. Desde 2010, cerca de 400 crianças morreram e outras duas mil necessitam de tratamento imediato. A intoxicação por chumbo aguda pode resultar danos irreparáveis para os sistemas nervoso e reprodutivo e para os rins ou até mesmo permanentes deficiências físicas e mentais.


A organização Human Rights Watch pesquisou o impacto do envenenamento por chumbo em comunidades próximas das minas de Zamfara e tem como objetivo convencer o governo federal da Nigéria a urgência da situação. De acordo com o levantamento da ONU realizado em 2011, os níveis de mercúrio no ar estavam quase 500 vezes superior ao limite e na água potável cerca de dez vezes acima do recomendado.


A Human Rights Watch pede por três mudanças essenciais: “primeiro, a implementação de práticas mais seguras de mineração no local. Em segundo lugar, a limpeza das áreas contaminadas. E em terceiro lugar, o tratamento de crianças em risco de envenenamento por chumbo”. É essencial que o meio-ambiente seja limpo para que as crianças não sejam expostas novamente à contaminação. O presidente Goodluck Jonathan concordou em liberar 650 milhões de naira, aproximadamente 4 milhões de dólares. O dinheiro será usado para tratar do meio ambiente e realizar práticas mais seguras de mineração no Estado de Zamfara. Essas condições podem dar uma melhor chance de uma vida saudável ao mais novo bebê de Amina.



Nenhum comentário :

Postar um comentário

Os comentários aqui expostos são de inteira responsabilidade de seus autores, entretanto, não serão aceitos comentários que incitam a violência, discriminação religiosa, étnica e racial e palavrões. Caso sejam identificadas anotações com esse teor, serão excluídas imediatamente! Só permanecerão ponderações que estimulam o debate civilizado e agregador de valores, do contrário nem perca o seu tempo e nem gaste neurônios a toa pois não terá espaço neste canal. Obrigado-Marcos Santos.

Volta ao início